Quem é da minha geração e nasceu em Pernambuco certamente se lembra de uma loja chamada Casas José Araújo. Ela existe até hoje ,mas naquela época era famosa não só pelos tecidos que vendia mas também pelas propagandas de TV que veiculava. Todo mundo cantava as músicas das propagandas das Casa José Araújo !
Uma dessas tão famosas músicas era em homenagem a Padroeira do Recife , Nossa Senhora da Conceição. Por mais que eu nutra o maior respeito pela festa que ocorre dia 08 de dezembro , eu devo confessar que sempre fui traumatizada com essa música e essa festa de tabela.
Explicações abaixo.
Eu tenho um único irmão. Ele é 2 anos mais novo que eu e nós sempre fomos muito próximos. Minha mãe trabalhava compulsivamente e sobrava pra mim uma série de tarefas do dia a dia relativas ao meu lindo irmãozinho. O problema era apenas que Cacá ( assim chamado quando criança) era magro e doente , fruto de inúmeras alergias e de um problema crônico de falta de apetite.
Qualquer coisinha já vinha febre , vômito , tosse , asma e outras mazelas infantis. Sendo assim , o jovem moribundo desenvolveu um dom que iria usar durante toda sua vida : o de me encher o saco !
Ele descobria o que eu não gostava, do que eu tinha medo e etc e ai , meus amigos , era uma festa ! Só parava quando eu batia nele , o que me gerava também uma surra já que o " bichinho" era menor e dodói. Ou seja , eu sempre me ferrava !
Um belo dia minha mãe teve a brilhante idéia de fazer uma promessa para a Santa e enfim Cacá melhorou significativamente... um verdadeiro milagre ! No entanto o exagero , que corre no sangue de TODA minha família , fez com que mainha prometesse que no dia 08 de dezembro iria subir o morro com Ricardo e assistir a missa como forma de gratidão pela graça alcançada PARA O RESTO DA VIDA !
Isso mesmo ad infinitum !
Quando começava a música " Senhora da Conceição , minha mãe minha rainha ..." na TV eu já sabia que o suplício ia começar.
Quem já encarou uma subida de morro com uma multidão de joelhos , de costas , com tijolo na cabeça , flor a dar com um pau , defumador, vela de todo tamanho , um empurra empurra que só perde pra show de banda punk , sabe que esse programa não é nada lúdico. Imagine tudo isso quando você tem 06 anos de idade e NUNHUMA DOENÇA... sim porque eu sempre fui sadia e se tem algo do qual eu nunca padeci foi de fastio ( au contraire ... ). Conclusão : Eu ODIAVA essa época do ano pois eu não tinha escolha ,era pequena demais pra ficar em casa sozinha e era rebocada pra pagar a promessa alheia .
Qualquer reclamação da minha parte era rebatida com frases dramáticas do tipo : "Você está fazendo isso por seu irmão que poderia estar morto agora se não fosse o milagre acontecido !" Tenha o mínimo de consciência e deixe de ser egoísta , você está fazendo isso por amor ao seu úuuuuuuunico irmão !"
Como se rebate algo assim ? Não há argumentos plausíveis e por fim resignada a minha sorte eu subia o morro , acendia vela e via a missa .
Eu era vitma do bullying do milagre !
Para piorar meu anjinho de irmão ,recém curado ,sacou minhas chorumelas e desde então , ao se aproximar da data, ANTES que a propaganda começasse a passar ele já cantava noite e dia dentro de casa a músiquinha da Senhora da Conceição. Minha mãe ( bobinha) achando que aquilo era uma demonstração de devoção daquele São Francisco de Assis asmático enquanto eu sabia que era um plano vil pra me torrar a paciência. A tortura azul e branco durou até eu ter idade suficiente pra ficar em casa sozinha. Com pais superprotetores como os meus foram mais de 10 anos ouvindo a droga da musiquinha ...
Mas há um outro lado da festa que ocorre em baixo do morro ou " aos pés de Ceça " como a galera intimus gel com a santa se refere a mesma. Essa parte é a profana e de cantoria só rola brega e suingueira . Um amigo meu me contou uma história dele que vale a pena relatar.
Eis que ele , a namorada da estação e algumas amigas , após um porre homérico resolveram ir até o Morro da Conceição andando ( muita gente faz isso mas ,por razões mais nobres ) . No caminho eis que a namorada do sujeito e umas amigas menos ébrias se adiantam e vão na frente e meu amigo , bebo que só um gambá , fica na retaguarda acompanhado de uma outra amiga . Conversa vai , conversa vem , rolou uma química destilada entre os dois e meu amigo e essa figura começam a se beijar compulsivamente pela Av. Norte afora.
Retomando a consciência de que a sua namorada estava a apenas poucos metros a frente e de que ali era solo sagarado ( pero no mutcho ) , a criatura é tomada por um súbito arrependimento acompanhado da visão de que dessa vez seus feitos o levariam dali mesmo, num busão ,direto pro inferno. Qual a solução ? Acender uma vela né ? Subir o morro e pedir perdão ... plano simples e com garantia de sucesso !
Satisfeito com seu plano mas duvidando que uma vela só fosse dar jeito, meu amigo compra 2 caixas com 12 velas pra garantir pelo menos 2 anos de perdão pelos seus pecados. Na subida do morro no entanto , com toda a agonia do empurra empurra eis que as caixas se abrem e as velas começam a cair. Meu amigo entra em pânico, vendo sua expiação de pecados indo literalmente por ladeira abaixo . Ele ainda tenta todos os movimentos ninja de recuperação das mesmas mas a cachaça e a multidão no fluxo contrário o impediram de recuperar 23 velas, ou seja, ele chega até o local indicado com apenas uma mísera vela na mão ,a consciência pesada e a sensação de que Ceça não se deixaria enganar por uma chaminha à toa. Vendo que já tava lascado e que bebo do jeito que tava, ia era se queimar , ele desiste de chegar perto para acender a sua monovela e arremessa o círio da vergonha numa multidão de velas alheias.Solta um palavrão e vai embora.
Até hoje, mais de 30 anos depois, meu irmão ainda paga a promessa, que aliás foi feita pra ele mesmo pagar e eu , por mais respeito que tenha as demonstrações de fé que ocorrem no morro sou obrigada a confessar que muito me alegra saber que tô livre dessa obrigação ... ô soninho bom é o desse feriado ...
Quem quiser ouvir a propaganda que eu falei , segue o link do youtube ( imaginem essa música no pé do ouvido 24 horas cantada por um magrelo chato pra cacete ... minha infância ao lado do cérebro maligno que se escondia no corpo franzino de Cacá ):
http://www.youtube.com/watch?v=25ANoX1PL5g