domingo, 22 de janeiro de 2012

Machu Pichu e Renato Russo pra começar 2012

" Todos os dias quando acordo , não tenho mais o tempo que passou mas temos muito tempo ... temos todo tempo do mundo ..." Eu cantava essa música de olhos fechados nos shows insanos do Legião Urbana nos idos de 88 e acreditava realmente que tinha todo tempo do mundo. Eu me enganei ...
Após 15 longos anos eu sai essas férias em uma viagem de curtição para fora do Brasil ... Por que 15 anos ? Por uma coincidência econômico familiar minha última viagem ocorreu antes de colocar meu filho no mundo. Ser mãe solteira é difícil por muitos motivos , agora se você inventou de procriar com um ser humano ausente na hora de comprar o danoninho ... ai meu bem , a situação complica exponencialmente para as finanças de uma criatura.
Bem , como 2011 foi um ano ultra mega complicado eu resolvi apertar a tecla F e embarcar com minhas amigas num roteiro pra lá de instigante : Peru e Bolívia !
Escolhemos começar por Santa Cruz de La Sierra por um motivo muito nobre: Era mais barato ! No entanto nós só entendemos o porque era mais barato lá ... ninguém em sã consciência quer ir pra lá ! Simples assim! A cidade é caldeirão onde a temperatura altíssima ( 40 graus !) , a altitude e o lote de gente feia lhe dão a nítida impressão de que o inferno é ali !
De lá partimos para Cusco no Peru e ai sim podemos falar de beleza.
A cidade é uma delícia , tudo lindo e cheio de História . O clima é bem ameno e o ponto central da cidade a Plaza de Armas é uma confuência de gente do mundo todo com toda a beleza e vitalidade que a juventude proporciona.
Sim minha gente , essa é uma cidade onde se eu tivesse 15 anos a menos eu tinha baixado a ONU e tinha abraçado todas as nacionalidades ! Geralmente eu não me afeiçoo por gringo mas aquele visu barba por fazer e botinhas de caminhadas mexeram sensivelmente com meus chacras e não teve Pacha Mama que desse jeito.
No entanto 15 anos depois , ostentando o título de corôa eu tive que me conformar em olhar só as paisagens e deixar as crianças brincarem nos seus próprios playgrounds. Eu não ia encarnar a Suzana Vieira Peruana ... jámas !
Fiquei mega feliz por ter aguentado as trilhas e caminhadas com uma vitalidade surpreendente . Não me cansei tanto quanto achava que iria e não padeci de reumatismos , dores de coluna ou qualquer outra mazela oriunda da idade avançada ( se bem que o joelho reclamou um pouco mas sob controle ). Os ares Andinos me fizeram super bem e eu voltei com mais vontade ainda de ficar em forma e encarar novas empreitadas fisicas assim . Acho que sou uma velhinha marota ! kkkk
Agora justiça seja feita ... não sei se pela idade ou pelo senso de preservação eu jamais encararia a lista de atividades abaixo e que a galera lá acha uma maravilha :
1- Dormir num quarto de Hostel com gente estranha ( do jeito que eu tenho sorte ia logo aparecer um anão Inca querendo protagonizar cenas tórridas por baixo do edredon a la BBB.)
2- Fazer a trilha Inca de 4 dias de caminhada na mata fria ( me chamem de Old School mas na minha idade não dá mais pra encarar cagar no mato, dormir na frieza e passar o dia todo com um matulão nas costas andando feito uma kenga pra ver ruína ... não joguei pedra no templo do Sol !)
3- Descer de bicicleta a Estrada da Morte pra ganhar uma camiseta no final com a frase" SOBREVIVI ".... E e quem morre ganha o que ? Um caixão escrito :" FIZ UMA CURVA ERRADA E ME FERREI" ?  ( Isso é programa pra quem tem no máximo 21 anos e ainda acha que é imortal )
4- Comer resto de comida alheia ( conhecemos uma gringa que fazia isso ... sou pobre mas sou limpinha )
5 - Dançar Michel Teló em público porque é a música da modinha ( já passei da idade ... francamente !)

Enfim galera ... fiquei mega feliz de realizar esse sonho mas com uma sensaçãozinha de que o fiz meio que atrasada. Já era pra ter feito isso e um monte de coisas mais há mais tempo. Vamos adiando , adiando e quando menos esperamos 15 anos se passaram num piscar de olhos .
Começo os meus posts de 2012 com mensagem de que cada vez mais a hora de ser feliz é hoje e agora. Quero adiar menos o que me faz feliz e me desapegar mais do que me tolhe e me segura.
Desejo a todos as mais belas paisagens para esse ano e que a sensação de quando cantamos " somos tão jovens, tão jovens " seja algo real para cada um de nós ... mesmo os que como eu já não são tão jovens assim.

6 comentários:

  1. Isso ai, amiga! Felicidade hj!!! Bjao

    ResponderExcluir
  2. Adorei.. tenho que compartilhar o time das coroas com vc... tem um MONTE de coisas que antigamente eu fazia, mas hj, só de pensar, eu canso!!! parabéns pela vitalidade nas trilhas... hj tô mais pra sentar e tomar um cafezinho... esperando o povo voltar... hehehe...
    E que venham mais post em 2012, hein?? :)
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Belinha, te deixo com um NUNCA É TARDE! Você acredita que fiz a mesma viagem pra Disney que fiz quando tinha quinze anos...e foi sensacional...a diferença é voltava acabada dos parques o que não acontecia antes...kkkk...Você realizou o seu sonho isso é o que importa, minha amiga! O que poderia ter sido agente deixa pra lá! Eu adoraria conhecer o Peru! Deve ser um lugar mágico!

    ResponderExcluir
  4. Esse negócio de idade é altamente subjetivo, incutamos isso em nossas mentes já!!! Tudo bem que algumas coisas (como a dor no joelho que eu compartilho com vc) ficam querendo nos fazer pensar diferente, mas não se renda! Claro, uma dose de "semancol" diária faz bem a todas nós, mas o resto... deixa pra lá! Beijos e muitas viagens pra todas nós em 2012!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que postagem mais linda Bela. Como sempre fico encantado e maravilhado com seu senso crítico, sua capacidade de se fazer piada, esse desprendimento é para muito poucos! Sigo a te amar, não tem outra forma de expressar o bem que transpareces sempre!

    ResponderExcluir
  6. Bela, já estava apaixonada pelas fotos e agora pelo texto, descobri outra coisa em comum, adoro Legião, tenho tds os cds, sei tds as músicas, essas coisas da época. Mais uma vez me apaixonei pelo texto, vc sabe que sou sua fã! Estou com muita saudade! Um bj enorme e curta a vida cada vez mais, vc é uma inspiração!

    ResponderExcluir