segunda-feira, 5 de setembro de 2011

De qual água você não beberá mesmo ?

Quantas vezes nessa vida nós nos prometemos começar a fazer alguma coisa ou deixar de fazer alguma coisa? Quantas listas de " New year's resolutions " nós escrevemos e quantos regimes começamos numa segunda feira qualquer? Quantas vezes abraçadas a um vaso sanitário juramos que nunca mais beberemos vodka nessa vida e quantas vezes falamos que nunca mais ligaremos pra aquela pessoa que tanto nos magoou?
A vida é feita de escolhas. Isso é um fato. Mas porque precisamos errar tanto pra aprender ?
Oscar Wilde , um dos meus escritores preferidos ( me identifico com o sarcasmo dele , não sei por que kkk ) falava : " Experience is the name we give to our mistakes"ou na tradução básica : Experiência é o nome que damos aos nossos erros. Tendo dito isso,  digo que sou bem mais experiente que muita gente .... porque vai errar assim lá na casa de chapéu viu ?
Por outro lado os nossos erros , se forem contemplados com humildade nos ensinam a lidar melhor com nossos semelhantes. Não há como julgar um passoa por um erro cometido se você poderia cometer o mesmo erro ou até pior. A nossa humanidade e imperfeição nos deveria ensinar que não somos melhores do que ninguém e que apontar dedos ou agir com pré- conceitos são as formas mais estúpidas de dizer que somos infalíveis , o que já é em si uma grande mentira.
Eu já desisti de falar " Dessa água não beberei " há muito tempo mas mesmo assim , cada vez que solidifico um conceito a respeito de mim mesma de que eu sei MUITO BEM como eu agiria em uma situação, a vida dá uma saculejada e me mostra que eu não sei é de nada e que a minha natureza é bem mais fraquinha do que  minha auto imagem me repetia como mantra diante do espelho segundos antes.
Essa volta forçada ao ponto 0 nos dá dinamismo de vida , nos ensina e nos faz evoluir... mesmo à duras penas !
Hoje desejo a mim e vocês uma segunda feira de recomeços de regime , de promessas de parar de fumar , de certezas de que nunca mais ligará pra aquele cafuçu miserável das trevas, de uma inabalável fé de que de agora por diante tudo dará certo ... O risco é só um .... que dê certo mesmo !

6 comentários:

  1. Pois então Bela. Quando a gente acha que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas!
    Bjs: Markinhos

    ResponderExcluir
  2. cada vez mais acredito que desaprender e errar é tão importante quanto acertar, seguir nossos desejos e intuições nem sempre nos levam a um lugar melhor, a pessoas melhores, mas pelo menos estamos vivas!, tentando, nos arriscando, dando a cara pra bater ou pra beijar, muito melhor do que ficar quieta escondida da vida, esperando a morte chegar,aliás, voltei do hospital ontem e, adivinha? hoje parei de fumar, só por hoje, se eu conseguir mais do que isso já estarei no lucro. Força amiga!

    ResponderExcluir
  3. Adoroooooooo.
    Nem eu sabia que era tão experiente....kkkkkkkk
    como sempre, Bela, suas palavras são o resumo do que nos acontece sempre, a cada dia, início de semana ou de ano. Adoro sarcasmo também, acho que ele passeia por todos os seus textos e isso nos faz pensar leve. ;) beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. "Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente".
    Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Bela. Esse ditado " nunca diga desta água não beberei" é muito sábio! Pagamos nossa língua sempre que afirmamos tais coisas.

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aqui amiga!!! num disse que vinha! É sempre bom lê suas sábias palavras, ás vezes em tom de ironia, às vezes em tom de sarcasmo, mas sempre com sabedoria. E o que importa é isso, tentar acertar sempre, sem medo de errar ou de beber qualquer tipo de água kkkk. Bjs

    ResponderExcluir